terça-feira, 2 de abril de 2013

Historia do Indio




Todo dia é dia de Índio??

Sim, pois não adianta somente lembrar dos índios apenas um dia. Eles fazem parte de nossa história e têm muito a nos ensinar. Mas, justamente por serem importantes, foi reservada uma data no calendário anual para comemorar o Dia do Índio, que é 19 de abril.
Quer saber porque esse dia? Bem, é que nessa data, no ano de 1940, foi realizado o I Congresso Indígena da América Latina, no México, com objetivo de divulgar a cultura indígena em toda a América e também para que os governos criassem normas em relação à qualidade de vida dos povos indígenas, que ainda sofriam com a discriminação do homem branco.






Índios da atualidade no Brasil
Segundo pesquisas da Fundação do Índio (FUNAI), a população indígena atualmente no Brasil é de aproximadamente 345.000, que representa 0,2% inteira da população brasileira. Esta pesquisa é somente para os índios que vivem em aldeias, pois há 190 mil que vivem em áreas urbanas. Atualmente a taxa de crescimento da população indígena é de aproximadamente 3,5% ao ano, devido aos esforços de proteção aos índios. A taxa de mortalidade deles também caiu muito, pela melhora de prestação de serviço de saúde. A maior parte dos grupos indígenas vivem na região da Amazônia, somente no Rio Grande do Norte, Piauí e Distrito Federal não vivem nenhum grupo indígena.


  • Compartilhe

Nenhum comentário: