sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Sarampo

O que é Sarampo?
O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do Terceiro Mundo. No Brasil, graças às sucessivas campanhas de vacinação e programas de vigilância epidemiológica, a mortalidade não chega a 0,5%.

Causas e transmissão

A transmissão é diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar.

Sintomas de Sarampo

Altamente contagioso, o sarampo é propagado por meio das secreções mucosas (como a saliva, por exemplo) de indivíduos doentes para outros não-imunizados. O período de incubação dura entre oito e 13 dias. Depois começam a aparecer os principais sintomas, com o aparecimento de pequenas erupções na pele (exantemas) de cor avermelhada, febre alta, dor de cabeça mal-estar e inflamação das vias respiratórias, com presença de catarro.

Tratamento de Sarampo

Não existe tratamento específico para o sarampo, apenas para os sintomas.


Prevenção

A doença torna-se mais grave quando atinge mães em período de amamentação, crianças desnutridas e adultos. Vacinar é o meio mais eficaz de prevenção contra o sarampo. A vacinaestá disponível nos postos de saúde para crianças a partir de 12 meses de idade.

fonte:http://www.minhavida.com.br/saude/temas/sarampo

Cuide das Crianças saiba mais sobre Alérgias

Qual é a definição de alergia?

A alergia é uma reação imunológica a alguma substância que tenha entrado em contato com o corpo -- inalada, ingerida ou simplesmente tocada. 



O sistema imunológico do organismo reage ao alérgeno (a substância que causa a reação) secretando histamina e outros compostos químicos no sangue, o que provoca sintomas como congestão nasal, irritação na garganta, diarréia, coceira no nariz e nos olhos e urticária (manchas ou placas avermelhadas de tamanhos variados, que "passeiam" pelo corpo, acompanhadas de coceira). 

A alergia é hereditária?

A tendência a ser alérgico normalmente é hereditária, mas os tipos de alergia entre pessoas da mesma família podem ser bem diferentes. Um filho pode ter asma e outro, rinite alérgica. O aleitamento exclusivo nos primeiros seis meses de vida ajuda a reduzir o risco de alergia na infância. 

É fácil distinguir se a criança tem alergia?


Não. Não é incomum, por exemplo, que bebês apresentem algum chiado no peito quando têm uma infecção respiratória nas vias aéreas superiores. Não é obrigatoriamente um sinal de alergia, e boa parte das crianças que apresentam algum chiado no peito durante processos virais como resfriados vai deixando aos poucos de ter o sintoma, à medida que crescem. 



Se o chiado continuar aparecendo, mesmo sem resfriado, e se permanecer depois que ela tiver 3 anos, existe a possibilidade de alergia, e pode valer a pena fazer um diário com todas as atividades e alimentações da criança para que o médico identifique se há algo causando o problema. 


A asma normalmente é diagnosticada pelo histórico médico da criança, pelo exame clínico feito pelo pediatra e pela resposta dela aos broncodilatadores (medicamentos que aumentam o calibre dos brônquios). 



As alergias mais comuns, como asma, dermatite e rinite, são mais fáceis de diagnosticar. O problema é que a pessoa pode ter alergia a quase tudo, de pelo de gato a poliéster. Se seu filho tiver os sintomas e você e o pediatra não conseguirem identificar a causa, ele pode encaminhá-lo a um especialista (imunologista ou alergista). 



Uma das maneiras de detectar a causa de uma alergia é com exames de contato com a pele, em que várias substâncias são colocadas na pele para verificar a reação. O resultado é rápido, mas esse tipo de teste não tem resultados confiáveis em crianças de menos de 1 ano e meio. 

Outro exame possível é o de sangue (Rast), que pesquisa vários elementos que podem ser os causadores da alergia, presentes em alimentos, poeira doméstica, pêlos de animais, fungos, insetos etc. 

Se seu filho estiver com dificuldade de respirar, ficar ofegante, parecer desorientado, ficar com o coração disparado, com a pele arroxeada ou pálido e gelado, procure ajuda médica imediatamente. 



É alergia ou resfriado? Como distinguir?


Os sintomas da rinite alérgica são muito parecidos com o do resfriado: nariz escorrendo, olhos lacrimejando, tosse, congestão nasal, espirros. Responda às seguintes perguntas: 



• Parece que seu filho está permanentemente resfriado? Resfriados melhoram em até dez dias, alergias não. 



• O nariz do seu filho está sempre entupido ou escorrendo? 

• Ele fica constantemente com a mão no nariz, coçando, limpando ou esfregando? 

• O catarro que sai do nariz é claro e líquido (e não verde ou amarelo e grosso)? 

• Ele espirra muito? 

• Ele fica com os olhos coçando, vermelhos e lacrimejantes? 

• Ele tem olheiras? 

• Ele respira pela boca? 

• Ele tem uma tosse seca? 

• Ele tem irritações na pele? 


Se você respondeu sim a uma ou mais perguntas, há uma boa chance de seu filho ser alérgico a alguma coisa no ambiente. Crianças com rinite têm mais propensão a ter otite, asma e infecções nas vias nasais, como por exemplo a sinusite. 


Há alguma época do ano mais propensa a alergias?


Os sintomas podem aparecer em qualquer época. As alergias a fungo costumam aparecer nos meses mais frios, e às vezes é difícil distingui-las do resfriado (leia acima). Alergias a pólen são mais frequentes na primavera e no outono. 



Quando a congestão nasal e a irritação das mucosas dura todo o ano, em especial de manhã, é mais provável que a alergia seja provocada por ácaros (presentes na poeira doméstica) ou por animais de estimação. 


Meu filho vai ser alérgico pelo resto da vida?

Em alguns casos, a criança se livra da alergia quando cresce. Isso é bem comum quando se trata de alergia a leite. Em outros, a alergia fica mais forte na vida adulta. E, às vezes, a criança desenvolve um novo tipo de alergia quando é mais velha. 

Qual é o tratamento?


O tratamento com medicamentos é feito com anti-histamínicos e corticosteróides, sempre sob orientação médica, mas o modo mais simples de acabar com a alergia é eliminar o agente causador. Entre os alérgenos em potencial estão a fumaça de cigarro, travesseiros de pena, perfume, pêlo de animais e cobertores de lã e qualquer objeto que retenha a poeira doméstica. 



Evite também manter bichos de pelúcia -- um criadouro de ácaros -- no quarto do seu filho, e lave com frequência aqueles de que ele mais gostar. 

Se você já tiver percebido que a alergia do seu filho piora na primavera, ou quando ele está ao ar livre, pode ser que o pólen seja o culpado. Nesse caso, evite deixá-lo exposto a muito vento e dê banhos frequentes. 

Quando o problema é a dermatite, o pediatra pode recomendar um hidratante de pele especial para aliviar os sintomas. Se a pele estiver muito irritada, o médico pode receitar pomadas ou cremes com corticosteróides, que precisam ser usadas com muita parcimônia, seguindo estritamente a orientação do especialista. 

Caso o culpado da alergia seja um animal doméstico, vale a pena restringir o acesso dele a determinadas áreas da casa, como o sofá ou o quarto da criança. Se a situação ficar insustentável, pode não haver outra saída senão achar uma outra casa para o bichinho -- a casa dos avós (com um bom trabalho de convencimento) ou de alguém conhecido pode ser uma boa alternativa, para não perder o vínculo com o animal querido. 

Evite ao máximo a poeira no quarto da criança. O problema na verdade não é a poeira em si, mas os ácaros que vivem nela. Parentes das aranhas, os ácaros são organismos microscópios e se alimentam de células mortas da pele humana e que produzem alérgenos. 

É impossível eliminar completamente a poeira, mas medidas simples podem ajudar. São elas: 

• abrir sempre as janelas 

• evitar carpetes e tapetes 

• lavar os lençóis com frequência (se possível, com água quente) 

• fazer a limpeza com pano úmido, em vez de usar vassoura ou aspirador de pó (a não ser aspiradores de pó com filtro especial, chamado "hepa", que não espalha a poeira) 

• usar roupas de cama antiácaro 

• limpar o ambiente com substâncias antiácaro 


Alergia e intolerância alimentar


Às vezes as crianças têm alergia a alimentos, como trigo, ovo, leite, soja, castanhas, frutos do mar e frutas cítricas e vermelhas. Os sintomas de uma alergia alimentar genuína, como urticária ou chiadeira no peito, ou ainda inchaço dos lábios e da língua, normalmente aparecem até uma hora depois da ingestão do alimento. Se você desconfiar que seu filho é alérgico a alguma comida, converse com o pediatra, que pode determinar a realização de exames. 



Mas a alergia pode não aparecer na primeira vez que a criança entra em contato com o alimento, e sim só um pouco mais tarde. Portanto não elimine a possibilidade da alergia dizendo: "Mas ele já comeu isso e nunca teve nada...". 


Já a intolerância alimentar é diferente, pois não envolve o sistema imunológico. É a dificuldade que o organismo da criança tem de digerir certos alimentos. A mais comum é a intolerância à lactose, e os sintomas costumam afetar o sistema digestivo (dor de barriga, gases, diarréia e eventualmente vômitos. Ou seja: intolerância e alergia são conceitos totalmente diferentes. 



Uma das maneiras de detectar a intolerância alimentar é fazer uma dieta especial em que determinados alimentos são retirados do dia-a-dia da criança e depois começam a ser reintroduzidos um a um, para observar bem os sintomas e tentar associá-los ao agente causador. 

Se seu filho toma fórmula de leite e o médico diagnosticar a intolerância ou alergia ao leite de vaca, pode ser que sugira uma fórmula de soja ou então uma fórmula de leite de vaca especialmente tratada para ser dada a crianças com alergia ou intolerância. Essas fórmulas costumam ser bem mais caras que as tradicionais. 

http://brasil.babycenter.com/a3400311/alergia-1-a-3-anos#ixzz2IMDZ3Y6W

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Tecnologia na educação

Tecnologia na educação

Celular na Educação: 

atividades envolvendo o uso do celular e de tecnologias como o computador, Internet e softwares para ampliação das possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo realizadas com os alunos do Ensino Fundamental, do Colégio de Aplicação das Faculdades Integradas de Cataguases.

Justificativa:

O uso do celular vem sendo proibido na maioria das instituições de ensino causando muitas vezes, debates acalorados entre professores, diretoria e alunos.

Queremos mostrar através deste projeto que o celular pode e deve ser um aliado na hora de despertar o interesse do aluno pelos conteúdos trabalhados em sala de aula e ainda mostrar que sua integração, somadas ao uso das tecnologias disponíveis, às disciplinas pode promover o desenvolvimento do pensamento dos alunos, a oralidade e a escrita, valorizando a pedagogia da autoria.

Acreditamos que o diálogo seja a melhor maneira de descobrir e decidir quando, como e porque usar o celular na escola, ao invés da mera proibição.
Partindo destas discussões é que foi realizada a escolha do tema junto com os alunos aumentando, assim, o seu significado.
Aplicação:

Iniciamos as discussões com os alunos sobre o uso do celular na escola. O assunto foi debatido na sala dos professores e aprofundado na sala de aula com os alunos. Conversamos sobre como e quando acreditavam que o aparelho poderia ser usado na escola.
Alguns opinaram que o celular deveria ser liberado para uso quando os pais e os filhos precisassem se comunicar. Então, questionamos se eles achavam que também poderia ser usado para estudar algum conteúdo com a finalidade de se obter bons resultados na aprendizagem e como isso aconteceria.

A partir daí, começamos a elaborar com eles atividades envolvendo o uso do celular e do computador na educação.

As atividades envolveram todos os alunos do Ensino Fundamental II para o uso do celular na construção de mensagens de texto coletivo; gravação de poesias; gravação de entrevistas; coleta de imagens de pontos históricos e turísticos.

As atividades foram assim distribuídas:

6º ano I
 
 Entrevistas realizadas através do celular com pessoas da comunidade sobre os cuidados que o ser humano precisa ter com a preservação do meio ambiente.
6º ano A – 
Construir uma história sobre o tema Meio Ambiente – A partir de um aluno e de uma palavra, os demais alunos constroem uma historia enviando mensagens através do celular aos colegas. Cada um deverá acrescentar apenas uma palavra ao texto e enviar ao próximo da lista.
7º ano – Poesia e celular – gravar uma poesia ou poema no celular e enviar para o e-mail: julianafic@yahoo.com.br.
8º ano – fotografias de pontos turísticos – fotografar os pontos turísticos de Cataguases, elaborar sua descrição e montar apresentação de Power Point.
9º ano – fotografias de obras artísticas: arquitetura, escultura, paisagismo e pintura – Djanira, Portinari, Hotel Cataguases, Colégio Cataguases – elaborar sua descrição e criar um Fotolg.
As atividades foram publicadas e podem ser acessadas no Site da FIC:http://www.fafic.com.br/

Resultados:

Acreditamos que o desenvolvimento deste projeto permitiu, além da conscientização da importância de melhor uso do celular, também o incentivo à aprendizagem nos conteúdos do núcleo comum, a prática da escrita através do uso do celular, a habilidade no ato de fotografar, detectar e coletar imagens dos pontos turísticos e históricos de Cataguases.
As competências e habilidades adquiridas, aliadas ao uso de tecnologias como computador, editores de texto, Wikis, apresentação de slides e elaboração de projeto da autoria, envolveu áreas de conhecimento como: Artes, Geografia, História e Língua Portuguesa.
Muitos alunos produziram suas próprias poesias, caracterizando o projeto com o uso da Pedagogia da Autoria e o ensino centrado no aluno.

Com as habilidades alcançadas através da atividade averiguamos que os alunos ampliaram sua nova visão acerca do uso do celular e conheceram uma forma lúdica e divertida de aprender os conteúdos e desenvolver as competências almejadas pela escola.

fonte:http://juliana-tecnologianaeducacao.blogspot.com.br




As crianças e a internet: como orientar o uso

Celular na Educação: 

atividades envolvendo o uso do celular e de tecnologias como o computador, Internet e softwares para ampliação das possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo realizadas com os alunos do Ensino Fundamental, do Colégio de Aplicação das Faculdades Integradas de Cataguases.

Justificativa:

O uso do celular vem sendo proibido na maioria das instituições de ensino causando muitas vezes, debates acalorados entre professores, diretoria e alunos.

Queremos mostrar através deste projeto que o celular pode e deve ser um aliado na hora de despertar o interesse do aluno pelos conteúdos trabalhados em sala de aula e ainda mostrar que sua integração, somadas ao uso das tecnologias disponíveis, às disciplinas pode promover o desenvolvimento do pensamento dos alunos, a oralidade e a escrita, valorizando a pedagogia da autoria.

Acreditamos que o diálogo seja a melhor maneira de descobrir e decidir quando, como e porque usar o celular na escola, ao invés da mera proibição.
Partindo destas discussões é que foi realizada a escolha do tema junto com os alunos aumentando, assim, o seu significado.
Aplicação:

Iniciamos as discussões com os alunos sobre o uso do celular na escola. O assunto foi debatido na sala dos professores e aprofundado na sala de aula com os alunos. Conversamos sobre como e quando acreditavam que o aparelho poderia ser usado na escola.
Alguns opinaram que o celular deveria ser liberado para uso quando os pais e os filhos precisassem se comunicar. Então, questionamos se eles achavam que também poderia ser usado para estudar algum conteúdo com a finalidade de se obter bons resultados na aprendizagem e como isso aconteceria.

A partir daí, começamos a elaborar com eles atividades envolvendo o uso do celular e do computador na educação.

As atividades envolveram todos os alunos do Ensino Fundamental II para o uso do celular na construção de mensagens de texto coletivo; gravação de poesias; gravação de entrevistas; coleta de imagens de pontos históricos e turísticos.

As atividades foram assim distribuídas:

6º ano I
 
 Entrevistas realizadas através do celular com pessoas da comunidade sobre os cuidados que o ser humano precisa ter com a preservação do meio ambiente.
6º ano A – 
Construir uma história sobre o tema Meio Ambiente – A partir de um aluno e de uma palavra, os demais alunos constroem uma historia enviando mensagens através do celular aos colegas. Cada um deverá acrescentar apenas uma palavra ao texto e enviar ao próximo da lista.
7º ano – Poesia e celular – gravar uma poesia ou poema no celular e enviar para o e-mail: julianafic@yahoo.com.br.
8º ano – fotografias de pontos turísticos – fotografar os pontos turísticos de Cataguases, elaborar sua descrição e montar apresentação de Power Point.
9º ano – fotografias de obras artísticas: arquitetura, escultura, paisagismo e pintura – Djanira, Portinari, Hotel Cataguases, Colégio Cataguases – elaborar sua descrição e criar um Fotolg.
As atividades foram publicadas e podem ser acessadas no Site da FIC:http://www.fafic.com.br/

Resultados:

Acreditamos que o desenvolvimento deste projeto permitiu, além da conscientização da importância de melhor uso do celular, também o incentivo à aprendizagem nos conteúdos do núcleo comum, a prática da escrita através do uso do celular, a habilidade no ato de fotografar, detectar e coletar imagens dos pontos turísticos e históricos de Cataguases.
As competências e habilidades adquiridas, aliadas ao uso de tecnologias como computador, editores de texto, Wikis, apresentação de slides e elaboração de projeto da autoria, envolveu áreas de conhecimento como: Artes, Geografia, História e Língua Portuguesa.
Muitos alunos produziram suas próprias poesias, caracterizando o projeto com o uso da Pedagogia da Autoria e o ensino centrado no aluno.

Com as habilidades alcançadas através da atividade averiguamos que os alunos ampliaram sua nova visão acerca do uso do celular e conheceram uma forma lúdica e divertida de aprender os conteúdos e desenvolver as competências almejadas pela escola.

fonte:http://juliana-tecnologianaeducacao.blogspot.com.br




quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Pais, criando filhos para o Senhor!



Os pais são os representantes de Deus, e a obra de preparar os filhos tanto para esta vida como para a vida eterna, pertence aos pais. Porque o lar é a primeira escola, e os pais os primeiros professores. Já nos tempos do Antigo Testamento Deus instruiu os pais de família, dizendo: "Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-se e ao levantar-se. Também as atarás como sinal na tua mão e serão por frontal entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas". Deuteronômio 6:6-9 Mais de mil e quinhentos anos mais tarde, o apóstolo Paulo escreveu: " Pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestações do Senhor." Efésios 6:4

Quando se deve começar a educação? Na infância evidentemente. Logo que uma criança é capaz de formar uma idéia, deve começar sua educação. Educação quer dizer o processo pelo qual a criança é instruída, desde o berço à infância, da infância à juventude, e da juventude à maturidade. A Palavra de Deus recomenda: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele." Provérbios 22:6 "As lições que a criança aprende durante os primeiros sete anos de vida, tem mais a ver com a formação do seu caráter, que tudo o que ela possa aprender nos anos posteriores." Orientação da Criança, 193. Na verdade os três primeiros anos são os mais expressivos, daí a importância da companhia da mãe de maneira especial nesta etapa da vida da criança. Os componentes do relacionamento nos primeiros anos não podem ser supridos por mães substitutas, ou mesmo por creches. O papel desempenhado pela mãe nos primeiros anos tem efeito decisivo sobre a inteligência da criança. Em resumo: o papel dos pais e principalmente o da mãe, na educação dos filhos, é da mais alta importância e insubstituível.


Que lições devem ser ensinadas aos filhos?


1. A primeira lição que deve ser ensinada à criança é que Deus é o nosso pai. O pai e mãe terrestres, são representantes do Pai celestial. Esta é uma grande responsabilidade que repousa sobre os pais. Devem ensinar à criança que Deus é amor e que Ele é também a fonte de todo o bem, devem os pais ensinar ao bebê, à criança e ao jovem, o amor de Jesus. Outro ensino fundamental a ser ensinado é o amor ao próximo. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo é das regras mais importantes da vida.


2. Em segundo lugar deve-se ensinar à criança, as lições de obediência e respeito aos pais, bem como o domínio próprio. Pais que deixam passar vários anos para depois ensinar aos filhos que devem ser obedientes, estão perdendo a chance de educar, pois depois dos primeiros anos se torna impossível ensinar lições de obediência. O santo Livro diz: "A criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe. . . Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma." Provérbios 29:15 e 17.


3. Em terceiro lugar deve-se ensinar á criança, lições sobre saúde. A importância de ingerir alimentos saudáveis, em horas certas; o asseio pessoa; o dormir em ambiente ventilado; o evitar o uso de drogas que destroem a saúde, como o fumo o álcool e os tóxicos em geral. As potencialidades de uma criança podem ser incalculáveis. Se os filhos forem bem educados, poderão ser uma alegria para os pais, uma bênção para a comunidade e acima de tudo, honra e glória para Deus.


4. Um outro elemento que deve fazer parte da educação da criança é o espírito de serviço. A criança deve ser estimulada a auxiliar o pai e mãe, estimulada a ser abnegada e dominar-se a si mesmo. Os nossos filhos são um precioso tesouro que o céu nos confiou. No Salmo 127:3, A Bíblia diz que os filhos são a herança do Senhor. Uma grande educadora escreveu o seguinte: "Os pais devem ser a mão humana de Deus, preparando a si mesmos e aos filhos para a vida sem fim. É como se Deus nos dissesse: Eduquem esta criança para mim, a fim de que ela possa um dia brincar nas cortes eternas." Poderia citar vários exemplos de crianças que foram educadas dentro dos padrões da orientação de Deus.


Vamos citar apenas dois exemplos:


a) Moisés - Tornou-se o líder do povo de Deus. Como historiador, poeta, filósofo legislador e líder - excedeu todos o homens da antiguidade.


b) Samuel - Dedicado a Deus desde a concepção. Serviu a Deus nos dias dos primeiros reis de Israel. Tornou-se um grande profeta do Senhor. Certa vez numa igreja, o ancião chegou ao pastor e propôs um severo castigo para dois meninos que estavam estragando um tapete do tempo. - Deixe os meninos disse o pastor: Uma polegada de meninos vale mais que quilômetros de tapetes. Amados pais: Nosso filhos são preciosos presentes de Deus. São a herança do Senhor. Como pais, devemos saber que um dia Deus vai perguntar: "Onde está o rebanho que te foi confiado, o teu lindo rebanho?" Jeremias 13:20.


Ou em outras palavras: Onde estão os filhos que eu te dei? Cada um de nós terá que responder, queiramos ou não. Permita Deus, que nossa resposta possa ser a que está em Isaías 8.18, "Eis-me aqui, e os filhos que o Senhor me deu." Repetida em outras palavras em Hebreus 2:13: "Eis aqui eu, e os filhos que Deus me deu." Logo Jesus voltará a este mundo para reunir a família da terra com família do céu. Cada filho da família terrestre deverá receber as boas vindas no lar de glória. Permita Deus que todos nós, pais e filhos sejamos recebidos por Jesus quando Ele vier. O meu grande desejo é que vocês pais possam ser abençoados ao educar.


E um dia Deus os recompense com a herança do Senhor. Uma Herança Celestial Você está encontrando dificuldades para educar o seu filho, ou sua filha? Alguma vez já pensou que talvez seria melhor não tido filhos? Você fica preocupado com o futuro de seu filho ou sua filha? Havia um príncipe árabe que ficava espantado com as reclamações que seus colegas casados faziam, relacionadas com a educação dos filhos. A todos, ele dizia, que tinha seis regras infalíveis para educar os filhos. Passados alguns anos ele se casou. Depois de um certo tempo de casado, em conversa com seus amigos, um deles recordou-lhe o assunto das seis regras infalíveis e perguntou como elas eram aplicadas, já que agora ele tinha filhos.


O príncipe sorriu, e após alguns instantes condenou-se , dizendo: "eu agora tenho 6 filhos e nenhuma regra. Educar filhos, quando não se tem filhos é fácil, assim como é mais fácil educar os filhos dos outros. Embora haja dificuldades no lidar com as crianças, elas estavam no plano de Deus desde a criação. Em Gênesis 1:27-28, a Bíblia na Linguagem de Hoje declara: "Tenham muitos e muitos filhos. 


" Aquele que deu Eva a Adão por companheira. . .ordenou que homens e mulheres se unissem em santo matrimônio, para constituir famílias cujos membros, coroados de honra, fossem reconhecidos como membros da família celestial. Na Europa, que é o continente que foi duramente afetado pelas duas guerras mundiais os pais estão diminuíndo ao máximo o número de filhos. Na Alemanha, o país que mais sofreu com os horrores das guerras está se tornando um país de velhos. Em muitos países um bom número de hotéis aceitam cachorros, mas não concordam em hospedar crianças. Na Bíblia lemos: "Herança do Senhor, são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão." Salmo 127:3.


Mas o que significa: Os filhos são a herança do Senhor? O significado da palavra herança é algo passado para descendentes esperando que eles administrem, como o mesmo empenho dos antepassados. Os Filhos são a herança do Senhor. Vieram das mãos do Senhor e são confiados aos cuidados dos pais. E Deus, espera receber os filhos das mãos de seus pais, na volta de Cristo. Os filhos são entregues aos seus pais como um precioso depósito, o qual Deus requererá um dia de suas mãos. Devemos dedicar à sua educação mais tempo, mais cuidado e mais oração. Uma boa parte dos filhos são apenas colocados no mundo e a partir de então eles próprios tem que tomar as suas decisões Toda casa, para progredir deve ter uma legislação própria. Cabe aos pais definir as leis da casa e torná-las conhecidas dos filhos.


Cabe aos filhos seguí-las totalmente. Deus deu aos pais toda a autoridade necessária para a educação dos filhos. A Bíblia declara: "Coroa dos velhos são os filhos dos filhos, e a glória dos filhos são os pais." Provérbios 17:6 "Filhos que desonram e desobedecem aos pais e não levam em conta seus conselhos e instruções não podem ter parte na terra feita nova. A terra purificada nãos será lugar para filhos rebeldes, desobedientes e ingratos. Nenhum transgressor pode herdar o reino de Deus." LA 294: 2,3. Na Bíblia encontramos uma história de um pai que tinha sérios problemas com os seus filhos. Esta história está relatada em I Samuel, capítulo 2.


Eli era sacerdote, juiz e pai em Israel. Como sacerdote e juiz, Eli ocupava as mais altas posições e responsabilidades diante de Israel. Nestas funções, ele era olhado como exemplo e exercia grande influência sobre as tribos de Israel. Como pai Eli tinha sérios problemas. Ele não governava bem a sua casa: Era um pai transigente, em vez de contender com eles ou castigá-los submetia-se às suas vontades e os deixava seguir seu próprio caminho. Não corrigia os maus hábitos e paixões de seus filhos. Por amar a comodidade, considerou a educação de seus filhos como algo de pouca importância. Eli não dirigiu sua casa segundo as regras de Deus para o governo da família. Seguiu seu próprio juízo. Ele deixou de tomar em consideração as faltas e os pecados de seus filhos em sua meninice, comprazendo-se com o pensamento de que após algum tempo eles perderiam suas más tendências. Muitos hoje estão a cometer erro semelhante.


Julgam que conhecem um meio melhor para educar os filhos. Não procuram a sabedoria de Deus através de Sua Santa Palavra. Esperam que os filhos fiquem mais velhos, para que assim possam entende-los. Fazendo assim, os maus hábitos dos filhos são fortalecidos até se tornarem uma segunda natureza. Os filhos crescem sem sujeição, com traços de caráter que são para eles uma maldição por toda a vida, e que podem reproduzir-se em outros. Por causa da negligência de Eli, seus filhos não seguiram o caminho que deveriam ter seguido. O final para Eli foi muito triste. Quando soube da morte de seus filhos e do desaparecimento da Arca de Deus, foi tão grande o susto que Ele levou, que caiu de uma cadeira, quebrou o pescoço e morreu.


Hoje eu posso estar falando à pais que estão desesperados por que não sabem mais o que fazer com seus filhos rebeldes. Ou também posso estar falando para jovens que estão esperando o primeiro filho, e que estão ansiosos de como devem agir em relação à educação do bebê que irá nascer, ou então para pais que tem filhos pequenos, e desejam dar uma melhor educação para seus filhos. Creiam, o maior desejo de Deus, é que devolvamos os nosso filhos, a herança que Ele nos deu, no dia da volta de Cristo. Para isso é preciso que busqemos a sabedoria que vem do alto. Com toda certeza o Pai que está no céu nos dará o conforto. Deus em seu infinito amor nos mostrará como agir, como falar como os nossos filhos e como ensiná-los no caminho que conduz à eternidade.


Fonte: www cvvnet.org 
Por:www.vivos.com.br


fonte:http://mulhervirtuosayahoo.blogspot.com.br/