sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

4 idéias para fazer com a criançada nas férias

As férias chegou eba!!!
E nossas crianças ficam todas dentro de casa ansiosas para fazer alguma coisa. Vamos brincar com a criançada e aproveitar as férias sem gastar muito!!
Mesmo que você não possa viajar, mesmo assim pode se divertir com a meninada!!




7 – Piquenique
Essa brincadeira dá pra fazer em qualquer lugar, até na sala de casa. O importante é que todos ajudem a arrumar o cesto, a fazer alguma comidinha, se envolver. É só pegar uma toalha, uma cesta com frutas, suco, bolachinhas, sanduíches e o que as crianças gostarem. Aí é só estender a toalha, espalhar os lanches e se divertir.
1.0 – Faça um Piquenique: 
Essa brincadeira dá pra fazer em qualquer lugar, até na sala de casa. O importante é que todos ajudem a arrumar o cesto, a fazer alguma comidinha, se envolver. É só pegar uma toalha, uma cesta com frutas, suco, bolachinhas, sanduíches e o que as crianças gostarem. Aí é só estender a toalha, espalhar os lanches e se divertir.





2.0 - História com objetos:

-Em uma caixa coloque vários objetos. Uma criança começa a contar uma história e então um adulto tira de dentro da caixa um objeto, que a criança tem que incluir na história. De tempo em tempo o adulto vai pegando mais objetos. Vai render histórias muito engraçadas, com certeza.




3.0 – Peixinhos e tubarões:
 - As crianças são separadas em dois grupos, um de peixinhos e outro de tubarões. Divida o local em duas partes. Ligue uma música baixinha para os peixinhos saírem para passear. Quando tocar uma música alta, é a vez dos tubarões que vão tentar pegar os peixinhos. O peixinho que for pego vira tubarão.


4.0 -  Expedição :
 Essa um adulto deve organizar. A idéia é fazer uma expedição num lugar amplo e com muito verde, ou na praia. O objetivo pode ser encontrar algum objeto ou pista escondida. Faça com que todos saiam com mini-mochilas com água, lanche, bolacha e outros apetrechos. Dê a dica e caminhem bastante até que alguém encontre o objeto escondido. O grande atrativo será fazê-las se sentir num filme de aventura! Isso lhes dará um senso de importância e responsabilidade.


Dinâmica Jóia nas costas



Material necessário:

Nome de cada componente do grupo escrito num cartão, alfinetes, cartões em branco, canetas.

Procedimento:


Prenda nas costas de cada integrante de grupo um cartão com nome de outra pessoa. Cada um deve tentar advinhar o nome que está em suas costas. Para tanto, procurar um a um os demais participantes e pedir que lhe apontem boas qualidades da pessoa cujo nome está nas costas (aspectos de caráter devem ser preferidos a aspectos físicos). Cada pessoa pode fornecer apenas uma informação e esta deve ser registrada no cartão. Assim que tiver terminado de colher informações e descoberto o nome que está em suas costas, a pessoa deve procurar a outra, confirmar se é a pessoa certa e então lhe entregar o cartão onde estão anotadas as informações fornecidas pelos demais.

CompartilharSomos jóias preciosas para Deus, "pedras vivas". Com qualidades singulares e de muito valor 1 Pe. 1:7, 2: 4,5.
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Dinâmica minha metade esta em você



Objetivo:

 Promover a aproximação das crianças do grupo e incentivar o diálogo e novas amizades.


Preparação:


a) Recortar cartelas de cores variadas, tamanho aproximadamente de 10 x 5 cm, em número suficiente, de modo a não faltar para ninguém.


b) Escrever em cada cartela, uma frase significativa (pode ser parte de uma música, um título de história infantil, etc.).


c) Cortar as cartelas ao meio, de modo que a frase fique dividida.


Como Fazer:


1. A dinâmica inicia-se com a distribuição das duas metades, tendo o cuidado para que todos recebam.


2. Estabelecer um tempo para as pessoas procurarem as suas metades.


3. À proporção que cada dupla se encontrar, procurará um lugar para conversar: o ponto de partida é a frase escrita na cartela.


4. Após dez minutos, mais ou menos, o facilitador solicita que algumas duplas falem sobre a experiência (o que sentiram, como foi o encontro, etc.).




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Dinâmica procurando um coração



Material Necessário:

Corações de cartolina cortados em duas partes  de forma que uma delas se encaixe na outra.
Cada coração só poderá encaixar em uma única metade.Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par.

Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.





Dinâmica: Emprestando o lápis





Objetivo: Mostrar a importância da partilha e a união entre as crianças.


Participantes: Todos os presentes no encontro


Material: Lápis de cor e desenho impresso.


- Pedir para que as crianças tragam para o próximo encontro um lápis de cor.
Importante: Cada criança deve trazer apenas UM lápis. Se a professora ver que a criança trouxe a caixa com mais cores, pedir para que a criança escolha a cor que mais gosta.
- A professora deve trazer impresso em papel um desenho para as crianças colorirem. O ideal é uma folha para cada criança. Na folha deverá ter o mesmo desenho duas vezes.


Descrição:


Distribui-se uma folha para cada criança, pedindo que elas pintem apenas um desenho e com a lápis que trouxe. O desenho vai ficar com uma tonalidade apenas.
Quando as crianças terminarem o primeiro desenho, pede-se que inicie o segundo, mas agora elas não irão pintar somente com as cores que elas trouxeram e sim que emprestem o lápis do outro amigo para colorir o desenho, assim cada criança irá emprestar o lápis de um amigo para colorir e no final todos terão um trabalho colorido.
Conclusão: O primeiro desenho ficou com uma cor uniforme, com isso acabou ficando feio, esquisito. Mas quando eles emprestaram o lápis do amiguinho, o desenho ficou mais bonito, colorido.Com isso deve-se mostrar a criança que elas precisam se unir e se ajudarem mutuamente, explica-se que quantas outras crianças pobres que não tem o que eles tem, por exemplo, brinquedos, comidas etc. Sendo assim, diante de nossas possibilidades, devemos dar um pouquinho daquilo que temos.



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