sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Dinâmica: Emprestando o lápis





Objetivo: Mostrar a importância da partilha e a união entre as crianças.


Participantes: Todos os presentes no encontro


Material: Lápis de cor e desenho impresso.


- Pedir para que as crianças tragam para o próximo encontro um lápis de cor.
Importante: Cada criança deve trazer apenas UM lápis. Se a professora ver que a criança trouxe a caixa com mais cores, pedir para que a criança escolha a cor que mais gosta.
- A professora deve trazer impresso em papel um desenho para as crianças colorirem. O ideal é uma folha para cada criança. Na folha deverá ter o mesmo desenho duas vezes.


Descrição:


Distribui-se uma folha para cada criança, pedindo que elas pintem apenas um desenho e com a lápis que trouxe. O desenho vai ficar com uma tonalidade apenas.
Quando as crianças terminarem o primeiro desenho, pede-se que inicie o segundo, mas agora elas não irão pintar somente com as cores que elas trouxeram e sim que emprestem o lápis do outro amigo para colorir o desenho, assim cada criança irá emprestar o lápis de um amigo para colorir e no final todos terão um trabalho colorido.
Conclusão: O primeiro desenho ficou com uma cor uniforme, com isso acabou ficando feio, esquisito. Mas quando eles emprestaram o lápis do amiguinho, o desenho ficou mais bonito, colorido.Com isso deve-se mostrar a criança que elas precisam se unir e se ajudarem mutuamente, explica-se que quantas outras crianças pobres que não tem o que eles tem, por exemplo, brinquedos, comidas etc. Sendo assim, diante de nossas possibilidades, devemos dar um pouquinho daquilo que temos.



http://mulherumabencaodedeus.blogspot.com.br/search/label/Din%C3%A2mica%20de%20Integra%C3%A7%C3%A3o

Dinâmica do Abraço





Participantes: Indeterminado (todos os que estiverem participando)

Frase: "Quanta coisa cabe em um abraço."

Objetivos: criar uma certa intimidade e aproximação com os colegas;

• avaliar o sentimento de exclusão de quem está com o balão;

• sentir que precisa da colaboração do outro para não ser "atingido" pelo balão.

Observação:

ABRAÇO (do dicionário): demonstração de carinho, de amizade, acolhimento, ligação, fusão, união.

ABRAÇAR: apertar com os braços, entrelaçar-se, ligar-se, unindo-se. (Deixar claro a importância de um abraço a quem precisa e entre o próprio grupo =UNIÃO).

OBS: levar bexigas e CD.




Descrição:


Abraçar o colega encostando o peito e contando até três para trocar de "par".Um participante fica de fora com um balão que deverá encostar no peito de alguém"disponível" que assumirá o seu lugar ficando com o balão.Para que não seja encostado o balão, o abraço deverá ser forte e bem próximo e a troca de pares deverá ser rápida.





http://mulherumabencaodedeus.blogspot.com.br/search/label/Din%C3%A2mica%20de%20Integra%C3%A7%C3%A3o

Dinamica da Integração

Vamos juntos ver algumas dinâmicas legais, para que nossas crianças se conheçam melhor !! Excelentes para os primeiros dias de aula e têm como objetivo que os participantes se apresentem;- que memorizem os respectivos nomes;- que iniciem um relacionamento amistoso, que se desfaçam as inibições, que falem de suas expectativas.








1) Eu sou... e você, quem é?



Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se rodas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas. Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar. O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem é?"A dinâmica pode ser feita com o grupo sentado sem a roda girar.


2) Apresentante:

Material Necessário: Objetos diversos (xale, óculos, chapéu, colares etc.)Propor aos participantes apresentarem-se, individualmente, de forma criativa. Deverá ser oferecido todo tipo de objetos para que eles possam criar dentro da vontade de cada um.

3) Alô, alô!

Formar uma grande roda com todos os participantes e pedir que cada um se apresente de forma cantada com a seguinte frase: "Sou eu fulano, que vim para ficar; sou eu, fulano, que vim participar." É importante que cada um fale o seu nome, pois este simples exercício trabalha a auto-estima.

4) Procurando um coração...

Material Necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única metade.Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par. Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.

5) Abraçando amigos

Formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável. Informar que o grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la atentamente. Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçar em grupo de três; "abraço de cinco", "abraço de um", "abraço de todo mundo." É importante que o educador esteja atento para que todos participem.

6) Quando estiver...

Com o grupo em círculo, o primeiro a participar começa com uma frase.Exemplo: "Durante minhas férias irei para a praia..".O segundo continua: "Quando estiver na praia farei um passeio de barco. O seguinte dirá: "Quando estiver no barco, irei...
"
7) Apresentação

Propor a criação coletiva de uma história incluindo o nome de todos os participantes do grupo. Durante a narrativa, quando o nome de um participante for pronunciado, ele deve levantar-se, fazer um gesto e sentar-se de novo.

Autoria: Patricia Fonte - Da Apostila Dinâmicas & Jogos Cooperativos PPD.


terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Ensinando seu filho a se organizar

Vamos organizar o quarto de nossos filhos juntamente com eles, com pequenas estantes lindas e práticas. Criança que nos pais ensinamos a se organizar deste pequeninos com certeza serão adultos organizados!!


Que tal essa que além de tudo você pode estar também colocando o alfabeto colorido para que seu pequeno menorize letras e também as cores!!








Etiquetas para caderno




Para quem está preparando os cadernos para a volta às aulas, fiz mais algumas etiquetas que você pode fazer em casa, usando a sua própria impressora. São dois robôs, maçã e cereja e cogumelo – para meninos e meninas de todas as idades.



Para imprimir, clique nas imagens e salve-as no seu computador. Se você não tiver papel adesivo ou não conseguir encontrá-lo nas papelarias, imprima em papel comum e depois use papel Contact transparente para proteger a impressão e, ao mesmo tempo, grudar a etiqueta no caderno.

Para saber mais:
-Etiquetas vintage para você imprimir em casa