segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Criança e a gripe

Eternos problemas na vida principalmente das crianças, a gripe e o resfriado (forma mais leve) são doenças infecciosas causadas por diversos tipos de vírus que causam febre, dor de cabeça, nariz escorrendo, tosse e inflamação na garganta, entre outros sintomas.
Essas infecções são transmitidas de pessoa para pessoa através das secreções respiratórias (tosse, coriza, espirros) ou pelas mãos das pessoas infectadas. A criança pode enfrentar de 6 a 8 infecções virais no ano, que atacam em geral nariz e garganta.
Já uma criança que freqüenta escolinha ou creche tem chance de 3 a 4 vezes maior de apanhar um resfriado, pois estão mais expostas a outras crianças que tenham infecções. Por isso, não é recomendado levar a criança doente para a escola.
Mas por que os queridinhos da família são sempre os mais atingidos por esses inimigos minúsculos? É simples. O contágio é grande entre as crianças porque esta ainda não formou uma memória imunológica que é adquirida com as infecções. A criança fica gripada sempre que o corpo é invadido por um vírus novo, desconhecido, e assim seu organismo cria anticorpos.
Cada vez que a criança entra em contato com o mesmo vírus, os sintomas tendem a ser mais leves ou inexistentes. Mas como existem muitos vírus, até que o organismo da criança crie uma defesa para todos, as gripes e resfriados serão freqüentes. O número diminui bastante a partir do terceiro ano.
No frio, as infecções são mais comuns porque as crianças ficam mais juntinhas em ambientes fechados e não arejados, facilitando a transmissão do vírus.
Uma dica para o combate da gripe ou resfriado é manter o seu filho bem hidratado, caprichando nos sucos ou até mesmo servindo água. O bebê que mama ao seio é mais resistente às infecções respiratórias e até os seis meses de idade não precisa tomar outros líquidos que não o leite materno.
Outra orientação é fazer um maior número de refeições com quantidades pequenas, para evitar náuseas. Em caso de febre, procure colocar roupas leves para facilitar a troca de calor com o meio e colocar a criança no banho em água morna até que a temperatura ceda.
Fique atenta - Os vírus da gripe e do resfriado diminuem a resistência da criança e facilitam a invasão de outros micróbios que podem causar amigdalite, otite, sinusite, rinite, bronquite ou pneumonia. Isso exige mais cuidados como tratamentos com antibióticos.
Sempre é recomendável uma avaliação médica. Nunca ofereça medicamentos sem antes consultar o pediatra. Saiba que não há remédio que cure gripe e resfriados. Prevenir é a melhor solução.
Evite levar o bebê ou a criança em lugares fechados e com aglomeração de pessoas. Procure também evitar o contato com pessoas que estejam resfriadas. Além disso, mantenha filtros de ar-condicionado limpos e o ambiente em que o bebê fica arejado. Essas medidas podem não ser 100% eficazes, mas certamente dificultará o contágio. O seu filho agradece!
Bruno Rodrigues

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Sarampo

O que é Sarampo?
O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do Terceiro Mundo. No Brasil, graças às sucessivas campanhas de vacinação e programas de vigilância epidemiológica, a mortalidade não chega a 0,5%.

Causas e transmissão

A transmissão é diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar.

Sintomas de Sarampo

Altamente contagioso, o sarampo é propagado por meio das secreções mucosas (como a saliva, por exemplo) de indivíduos doentes para outros não-imunizados. O período de incubação dura entre oito e 13 dias. Depois começam a aparecer os principais sintomas, com o aparecimento de pequenas erupções na pele (exantemas) de cor avermelhada, febre alta, dor de cabeça mal-estar e inflamação das vias respiratórias, com presença de catarro.

Tratamento de Sarampo

Não existe tratamento específico para o sarampo, apenas para os sintomas.


Prevenção

A doença torna-se mais grave quando atinge mães em período de amamentação, crianças desnutridas e adultos. Vacinar é o meio mais eficaz de prevenção contra o sarampo. A vacinaestá disponível nos postos de saúde para crianças a partir de 12 meses de idade.

fonte:http://www.minhavida.com.br/saude/temas/sarampo

Cuide das Crianças saiba mais sobre Alérgias

Qual é a definição de alergia?

A alergia é uma reação imunológica a alguma substância que tenha entrado em contato com o corpo -- inalada, ingerida ou simplesmente tocada. 



O sistema imunológico do organismo reage ao alérgeno (a substância que causa a reação) secretando histamina e outros compostos químicos no sangue, o que provoca sintomas como congestão nasal, irritação na garganta, diarréia, coceira no nariz e nos olhos e urticária (manchas ou placas avermelhadas de tamanhos variados, que "passeiam" pelo corpo, acompanhadas de coceira). 

A alergia é hereditária?

A tendência a ser alérgico normalmente é hereditária, mas os tipos de alergia entre pessoas da mesma família podem ser bem diferentes. Um filho pode ter asma e outro, rinite alérgica. O aleitamento exclusivo nos primeiros seis meses de vida ajuda a reduzir o risco de alergia na infância. 

É fácil distinguir se a criança tem alergia?


Não. Não é incomum, por exemplo, que bebês apresentem algum chiado no peito quando têm uma infecção respiratória nas vias aéreas superiores. Não é obrigatoriamente um sinal de alergia, e boa parte das crianças que apresentam algum chiado no peito durante processos virais como resfriados vai deixando aos poucos de ter o sintoma, à medida que crescem. 



Se o chiado continuar aparecendo, mesmo sem resfriado, e se permanecer depois que ela tiver 3 anos, existe a possibilidade de alergia, e pode valer a pena fazer um diário com todas as atividades e alimentações da criança para que o médico identifique se há algo causando o problema. 


A asma normalmente é diagnosticada pelo histórico médico da criança, pelo exame clínico feito pelo pediatra e pela resposta dela aos broncodilatadores (medicamentos que aumentam o calibre dos brônquios). 



As alergias mais comuns, como asma, dermatite e rinite, são mais fáceis de diagnosticar. O problema é que a pessoa pode ter alergia a quase tudo, de pelo de gato a poliéster. Se seu filho tiver os sintomas e você e o pediatra não conseguirem identificar a causa, ele pode encaminhá-lo a um especialista (imunologista ou alergista). 



Uma das maneiras de detectar a causa de uma alergia é com exames de contato com a pele, em que várias substâncias são colocadas na pele para verificar a reação. O resultado é rápido, mas esse tipo de teste não tem resultados confiáveis em crianças de menos de 1 ano e meio. 

Outro exame possível é o de sangue (Rast), que pesquisa vários elementos que podem ser os causadores da alergia, presentes em alimentos, poeira doméstica, pêlos de animais, fungos, insetos etc. 

Se seu filho estiver com dificuldade de respirar, ficar ofegante, parecer desorientado, ficar com o coração disparado, com a pele arroxeada ou pálido e gelado, procure ajuda médica imediatamente. 



É alergia ou resfriado? Como distinguir?


Os sintomas da rinite alérgica são muito parecidos com o do resfriado: nariz escorrendo, olhos lacrimejando, tosse, congestão nasal, espirros. Responda às seguintes perguntas: 



• Parece que seu filho está permanentemente resfriado? Resfriados melhoram em até dez dias, alergias não. 



• O nariz do seu filho está sempre entupido ou escorrendo? 

• Ele fica constantemente com a mão no nariz, coçando, limpando ou esfregando? 

• O catarro que sai do nariz é claro e líquido (e não verde ou amarelo e grosso)? 

• Ele espirra muito? 

• Ele fica com os olhos coçando, vermelhos e lacrimejantes? 

• Ele tem olheiras? 

• Ele respira pela boca? 

• Ele tem uma tosse seca? 

• Ele tem irritações na pele? 


Se você respondeu sim a uma ou mais perguntas, há uma boa chance de seu filho ser alérgico a alguma coisa no ambiente. Crianças com rinite têm mais propensão a ter otite, asma e infecções nas vias nasais, como por exemplo a sinusite. 


Há alguma época do ano mais propensa a alergias?


Os sintomas podem aparecer em qualquer época. As alergias a fungo costumam aparecer nos meses mais frios, e às vezes é difícil distingui-las do resfriado (leia acima). Alergias a pólen são mais frequentes na primavera e no outono. 



Quando a congestão nasal e a irritação das mucosas dura todo o ano, em especial de manhã, é mais provável que a alergia seja provocada por ácaros (presentes na poeira doméstica) ou por animais de estimação. 


Meu filho vai ser alérgico pelo resto da vida?

Em alguns casos, a criança se livra da alergia quando cresce. Isso é bem comum quando se trata de alergia a leite. Em outros, a alergia fica mais forte na vida adulta. E, às vezes, a criança desenvolve um novo tipo de alergia quando é mais velha. 

Qual é o tratamento?


O tratamento com medicamentos é feito com anti-histamínicos e corticosteróides, sempre sob orientação médica, mas o modo mais simples de acabar com a alergia é eliminar o agente causador. Entre os alérgenos em potencial estão a fumaça de cigarro, travesseiros de pena, perfume, pêlo de animais e cobertores de lã e qualquer objeto que retenha a poeira doméstica. 



Evite também manter bichos de pelúcia -- um criadouro de ácaros -- no quarto do seu filho, e lave com frequência aqueles de que ele mais gostar. 

Se você já tiver percebido que a alergia do seu filho piora na primavera, ou quando ele está ao ar livre, pode ser que o pólen seja o culpado. Nesse caso, evite deixá-lo exposto a muito vento e dê banhos frequentes. 

Quando o problema é a dermatite, o pediatra pode recomendar um hidratante de pele especial para aliviar os sintomas. Se a pele estiver muito irritada, o médico pode receitar pomadas ou cremes com corticosteróides, que precisam ser usadas com muita parcimônia, seguindo estritamente a orientação do especialista. 

Caso o culpado da alergia seja um animal doméstico, vale a pena restringir o acesso dele a determinadas áreas da casa, como o sofá ou o quarto da criança. Se a situação ficar insustentável, pode não haver outra saída senão achar uma outra casa para o bichinho -- a casa dos avós (com um bom trabalho de convencimento) ou de alguém conhecido pode ser uma boa alternativa, para não perder o vínculo com o animal querido. 

Evite ao máximo a poeira no quarto da criança. O problema na verdade não é a poeira em si, mas os ácaros que vivem nela. Parentes das aranhas, os ácaros são organismos microscópios e se alimentam de células mortas da pele humana e que produzem alérgenos. 

É impossível eliminar completamente a poeira, mas medidas simples podem ajudar. São elas: 

• abrir sempre as janelas 

• evitar carpetes e tapetes 

• lavar os lençóis com frequência (se possível, com água quente) 

• fazer a limpeza com pano úmido, em vez de usar vassoura ou aspirador de pó (a não ser aspiradores de pó com filtro especial, chamado "hepa", que não espalha a poeira) 

• usar roupas de cama antiácaro 

• limpar o ambiente com substâncias antiácaro 


Alergia e intolerância alimentar


Às vezes as crianças têm alergia a alimentos, como trigo, ovo, leite, soja, castanhas, frutos do mar e frutas cítricas e vermelhas. Os sintomas de uma alergia alimentar genuína, como urticária ou chiadeira no peito, ou ainda inchaço dos lábios e da língua, normalmente aparecem até uma hora depois da ingestão do alimento. Se você desconfiar que seu filho é alérgico a alguma comida, converse com o pediatra, que pode determinar a realização de exames. 



Mas a alergia pode não aparecer na primeira vez que a criança entra em contato com o alimento, e sim só um pouco mais tarde. Portanto não elimine a possibilidade da alergia dizendo: "Mas ele já comeu isso e nunca teve nada...". 


Já a intolerância alimentar é diferente, pois não envolve o sistema imunológico. É a dificuldade que o organismo da criança tem de digerir certos alimentos. A mais comum é a intolerância à lactose, e os sintomas costumam afetar o sistema digestivo (dor de barriga, gases, diarréia e eventualmente vômitos. Ou seja: intolerância e alergia são conceitos totalmente diferentes. 



Uma das maneiras de detectar a intolerância alimentar é fazer uma dieta especial em que determinados alimentos são retirados do dia-a-dia da criança e depois começam a ser reintroduzidos um a um, para observar bem os sintomas e tentar associá-los ao agente causador. 

Se seu filho toma fórmula de leite e o médico diagnosticar a intolerância ou alergia ao leite de vaca, pode ser que sugira uma fórmula de soja ou então uma fórmula de leite de vaca especialmente tratada para ser dada a crianças com alergia ou intolerância. Essas fórmulas costumam ser bem mais caras que as tradicionais. 

http://brasil.babycenter.com/a3400311/alergia-1-a-3-anos#ixzz2IMDZ3Y6W

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Tecnologia na educação

Tecnologia na educação

Celular na Educação: 

atividades envolvendo o uso do celular e de tecnologias como o computador, Internet e softwares para ampliação das possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo realizadas com os alunos do Ensino Fundamental, do Colégio de Aplicação das Faculdades Integradas de Cataguases.

Justificativa:

O uso do celular vem sendo proibido na maioria das instituições de ensino causando muitas vezes, debates acalorados entre professores, diretoria e alunos.

Queremos mostrar através deste projeto que o celular pode e deve ser um aliado na hora de despertar o interesse do aluno pelos conteúdos trabalhados em sala de aula e ainda mostrar que sua integração, somadas ao uso das tecnologias disponíveis, às disciplinas pode promover o desenvolvimento do pensamento dos alunos, a oralidade e a escrita, valorizando a pedagogia da autoria.

Acreditamos que o diálogo seja a melhor maneira de descobrir e decidir quando, como e porque usar o celular na escola, ao invés da mera proibição.
Partindo destas discussões é que foi realizada a escolha do tema junto com os alunos aumentando, assim, o seu significado.
Aplicação:

Iniciamos as discussões com os alunos sobre o uso do celular na escola. O assunto foi debatido na sala dos professores e aprofundado na sala de aula com os alunos. Conversamos sobre como e quando acreditavam que o aparelho poderia ser usado na escola.
Alguns opinaram que o celular deveria ser liberado para uso quando os pais e os filhos precisassem se comunicar. Então, questionamos se eles achavam que também poderia ser usado para estudar algum conteúdo com a finalidade de se obter bons resultados na aprendizagem e como isso aconteceria.

A partir daí, começamos a elaborar com eles atividades envolvendo o uso do celular e do computador na educação.

As atividades envolveram todos os alunos do Ensino Fundamental II para o uso do celular na construção de mensagens de texto coletivo; gravação de poesias; gravação de entrevistas; coleta de imagens de pontos históricos e turísticos.

As atividades foram assim distribuídas:

6º ano I
 
 Entrevistas realizadas através do celular com pessoas da comunidade sobre os cuidados que o ser humano precisa ter com a preservação do meio ambiente.
6º ano A – 
Construir uma história sobre o tema Meio Ambiente – A partir de um aluno e de uma palavra, os demais alunos constroem uma historia enviando mensagens através do celular aos colegas. Cada um deverá acrescentar apenas uma palavra ao texto e enviar ao próximo da lista.
7º ano – Poesia e celular – gravar uma poesia ou poema no celular e enviar para o e-mail: julianafic@yahoo.com.br.
8º ano – fotografias de pontos turísticos – fotografar os pontos turísticos de Cataguases, elaborar sua descrição e montar apresentação de Power Point.
9º ano – fotografias de obras artísticas: arquitetura, escultura, paisagismo e pintura – Djanira, Portinari, Hotel Cataguases, Colégio Cataguases – elaborar sua descrição e criar um Fotolg.
As atividades foram publicadas e podem ser acessadas no Site da FIC:http://www.fafic.com.br/

Resultados:

Acreditamos que o desenvolvimento deste projeto permitiu, além da conscientização da importância de melhor uso do celular, também o incentivo à aprendizagem nos conteúdos do núcleo comum, a prática da escrita através do uso do celular, a habilidade no ato de fotografar, detectar e coletar imagens dos pontos turísticos e históricos de Cataguases.
As competências e habilidades adquiridas, aliadas ao uso de tecnologias como computador, editores de texto, Wikis, apresentação de slides e elaboração de projeto da autoria, envolveu áreas de conhecimento como: Artes, Geografia, História e Língua Portuguesa.
Muitos alunos produziram suas próprias poesias, caracterizando o projeto com o uso da Pedagogia da Autoria e o ensino centrado no aluno.

Com as habilidades alcançadas através da atividade averiguamos que os alunos ampliaram sua nova visão acerca do uso do celular e conheceram uma forma lúdica e divertida de aprender os conteúdos e desenvolver as competências almejadas pela escola.

fonte:http://juliana-tecnologianaeducacao.blogspot.com.br




As crianças e a internet: como orientar o uso

Celular na Educação: 

atividades envolvendo o uso do celular e de tecnologias como o computador, Internet e softwares para ampliação das possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo realizadas com os alunos do Ensino Fundamental, do Colégio de Aplicação das Faculdades Integradas de Cataguases.

Justificativa:

O uso do celular vem sendo proibido na maioria das instituições de ensino causando muitas vezes, debates acalorados entre professores, diretoria e alunos.

Queremos mostrar através deste projeto que o celular pode e deve ser um aliado na hora de despertar o interesse do aluno pelos conteúdos trabalhados em sala de aula e ainda mostrar que sua integração, somadas ao uso das tecnologias disponíveis, às disciplinas pode promover o desenvolvimento do pensamento dos alunos, a oralidade e a escrita, valorizando a pedagogia da autoria.

Acreditamos que o diálogo seja a melhor maneira de descobrir e decidir quando, como e porque usar o celular na escola, ao invés da mera proibição.
Partindo destas discussões é que foi realizada a escolha do tema junto com os alunos aumentando, assim, o seu significado.
Aplicação:

Iniciamos as discussões com os alunos sobre o uso do celular na escola. O assunto foi debatido na sala dos professores e aprofundado na sala de aula com os alunos. Conversamos sobre como e quando acreditavam que o aparelho poderia ser usado na escola.
Alguns opinaram que o celular deveria ser liberado para uso quando os pais e os filhos precisassem se comunicar. Então, questionamos se eles achavam que também poderia ser usado para estudar algum conteúdo com a finalidade de se obter bons resultados na aprendizagem e como isso aconteceria.

A partir daí, começamos a elaborar com eles atividades envolvendo o uso do celular e do computador na educação.

As atividades envolveram todos os alunos do Ensino Fundamental II para o uso do celular na construção de mensagens de texto coletivo; gravação de poesias; gravação de entrevistas; coleta de imagens de pontos históricos e turísticos.

As atividades foram assim distribuídas:

6º ano I
 
 Entrevistas realizadas através do celular com pessoas da comunidade sobre os cuidados que o ser humano precisa ter com a preservação do meio ambiente.
6º ano A – 
Construir uma história sobre o tema Meio Ambiente – A partir de um aluno e de uma palavra, os demais alunos constroem uma historia enviando mensagens através do celular aos colegas. Cada um deverá acrescentar apenas uma palavra ao texto e enviar ao próximo da lista.
7º ano – Poesia e celular – gravar uma poesia ou poema no celular e enviar para o e-mail: julianafic@yahoo.com.br.
8º ano – fotografias de pontos turísticos – fotografar os pontos turísticos de Cataguases, elaborar sua descrição e montar apresentação de Power Point.
9º ano – fotografias de obras artísticas: arquitetura, escultura, paisagismo e pintura – Djanira, Portinari, Hotel Cataguases, Colégio Cataguases – elaborar sua descrição e criar um Fotolg.
As atividades foram publicadas e podem ser acessadas no Site da FIC:http://www.fafic.com.br/

Resultados:

Acreditamos que o desenvolvimento deste projeto permitiu, além da conscientização da importância de melhor uso do celular, também o incentivo à aprendizagem nos conteúdos do núcleo comum, a prática da escrita através do uso do celular, a habilidade no ato de fotografar, detectar e coletar imagens dos pontos turísticos e históricos de Cataguases.
As competências e habilidades adquiridas, aliadas ao uso de tecnologias como computador, editores de texto, Wikis, apresentação de slides e elaboração de projeto da autoria, envolveu áreas de conhecimento como: Artes, Geografia, História e Língua Portuguesa.
Muitos alunos produziram suas próprias poesias, caracterizando o projeto com o uso da Pedagogia da Autoria e o ensino centrado no aluno.

Com as habilidades alcançadas através da atividade averiguamos que os alunos ampliaram sua nova visão acerca do uso do celular e conheceram uma forma lúdica e divertida de aprender os conteúdos e desenvolver as competências almejadas pela escola.

fonte:http://juliana-tecnologianaeducacao.blogspot.com.br